Evento acontece na cidade desde 1976
Texto: Samuel Barbosa
Fotos: Israel Pinheiro
Centenas de pessoas assistiram na tarde desta sexta-feira santa (15/04) a encenação do calvário sofrido por Jesus Cristo, na via sacra. O evento, que ficou dois anos sem encenação por conta da pandemia do novo coronavírus, teve início na Praça da Administração da cidade e seguiu pelo setor tradicional, norte, sul, avenida central até chegar ao Morro dos Milagres, na quadra 12 norte.
*O Morro ganhou esse nome por causa do testemunho de milagres, além de casos de promessas que são feitas no local.
Durante a encenação, os atores contaram a história da Paixão de Cristo representando momentos vivenciados por Jesus rumo à crucificação. A comoção tomou conta das pessoas que acompanharam todo o percurso da apresentação da saga sofrida por Jesus. Em vários momentos, principalmente quando Jesus (Ronaldo Ivan) caiu ao chão de tão pesada que estava a cruz que carregava, os espectadores ficaram visivelmente emocionados. Outro momento de emoção, foi quando Jesus foi crucificado e ascendido aos céus. O espetáculo foi muito aplaudido pelos presentes.
O grupo de teatro Geração Nascente encena a via sacra desde 1976 e conta com uma equipe de aproximadamente setenta (70) pessoas entre diretores, técnicos, artistas e figurantes.
Ronaldo Ivan, coordenador do evento e responsável por fazer o papel de Jesus, disse que o objetivo é mostrar para as pessoas a humildade, o perdão e o amor ao próximo como Cristo nos ensinou. "Aproveito esse momento de reflexão para pedir que todos orem pela paz mundial e para que possamos ficar livres desse vírus que têm ceifada a vida de muitas pessoas", clamou Ronaldo.
Para o Administrador de Brazlândia, Marcelo Gonçalves, é um momento de reflexão, no qual devemos entender o verdadeiro motivo pelo qual Jesus se entregou por nós, garantido a nossa salvação com o sacrifíco na cruz do calvário.
O espetáculo foi preparado com muito carinho e dedicação e contou com apoio da Administração de Brazlândia, deputado Iolando Almeida (MDB), Polícia Militar, 18ª Delegacia de Polícia, Corpo de Bombeiros e Detran, que fizeram monitoramento de todo o trajeto do evento acompanhado por um trio elétrico com narração e sonoplastia da peça.
Parabéns ao Grupo Geração Nascente pelo belíssimo espetáculo.
Nota: Ao final da encenação, Ronaldo Ivan (Jesus) agradeceu ao público e todos que apoiaram o evento disse que não mais fará o papel de Jesus para os próximos anos em virtude da idade. Abriu assim, espaço para novos atores ingressarem ao elenco do grupo Geração Nascente.
Mín. 8° Máx. 26°