Domingo, 22 de Maio de 2022
23°

Alguma nebulosidade

Brasília - DF

Cidades Descentraliza

Conheça o Descentraliza: Projeto que está transformando negócios de impacto social no DF

Realizado pelo Instituto Sabin, em parceira com o Impact Hub Brasília, o programa oferece, gratuitamente, uma jornada empreendedora para iniciativas sociais da periferia

17/03/2022 às 16h14 Atualizada em 17/03/2022 às 17h46
Por: Samuel Barbosa Cruz Fonte: Ascom Sabin
Compartilhe:
Conheça o Descentraliza: Projeto que está transformando negócios de impacto social no DF

Promover novas conexões, incentivar a profissionalização e ampliar o impacto e a influência de iniciativas sociais que pensam no coletivo. Estes são alguns dos objetivos do Programa “Descentraliza: Laboratório de Impacto da Periferia”, realizado pelo Instituto Sabin, em parceria com o Impact Hub Brasília.
 

Em sua primeira edição, o projeto contempla iniciativas sociais da periferia do Distrito Federal, oferecendo gratuitamente uma jornada empreendedora, com duração de seis meses, que inclui mentorias e vivências práticas em grupos de trabalho com especialistas para a resolução de problemas e desafios apresentados, como gestão do negócio, finanças e comunicação.
 

Diretora administrativa do Instituto Elas Transformam, uma das 11 entidades selecionadas na primeira rodada do programa Descentraliza, Ana Carolina Oliveira acredita que as transformações que a instituição vem passando são reflexo da mentoria, que começou em novembro de 2021. “O Descentraliza significa uma oportunidade de crescimento, profissionalização e expansão. O programa está fazendo total diferença na forma como atuamos hoje. Estamos mais organizados e com mais foco nas ações que realmente convergem para os nossos objetivos. Entendemos quem somos e conseguimos estruturar nossa visão, nossa missão, coisas simples, mas que fizeram total diferença para melhorar nossa comunicação com clientes e parceiros”, destaca Ana Carolina.
 

Ana Carolina explica que o Descentraliza permitiu ao Instituto Elas Transformam se posicionar não só como uma organização social, voltada ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, mas também como uma empresa social, que são organizações de mercado, mas que visam desenvolver atividades que propiciam benefícios sociais para as localidades onde estão inseridas. “Para além do trabalho de apoio às mulheres e da promoção da igualdade de gênero, também queremos ganhar espaço dentro do mercado, virar uma empresa social”, afirmou.
 

Experiência semelhante também está sendo vivenciada pelos gestores do Bandeira Habitação, negócio social que realiza reformas e melhorias habitacionais para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Já tivemos mentoria de planejamento estratégico, que nos possibilitou elaborar nosso planejamento, traçar metas e realizar acompanhamento de indicadores do nosso negócio. Na mentoria financeira, organizamos melhor nossos orçamentos e implementamos estratégias para acelerar o prazo entre a solicitação e a realização de orçamentos para os clientes”, afirma a diretora de Gestão e Planejamento Estratégico da Bandeira, Lícia Maria de Sousa Santos.
 

Ansiosa para a mentoria de marketing e comunicação, que começa ainda em março, Lícia já adiantou que pretende aproveitar o conhecimento técnico dos mentores do projeto para deixar o site da empresa mais competitivo. “Já estamos com a ideia de alterar nosso site, que hoje é muito institucional. Queremos prepará-lo para vendas, onde o cliente possa realizar seu orçamento. O Descentraliza é uma oportunidade importante de crescimento, de ter contato com pessoas experientes, com mentores que podem nos auxiliar enquanto empresa”, ressaltou.
 

O principal objetivo do Descentraliza, de acordo com o gerente-executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso, é promover o fortalecimento de empreendedores de impacto social que atuam em comunidades em situação de vulnerabilidade social. “Para além de promover o desenvolvimento do empreendedorismo de impacto social, o Descentraliza tem como meta fortalecer essa agenda nas regiões periféricas, onde tradicionalmente não chegam recursos e incentivos para programas de apoio e desenvolvimento de projetos sociais e de micro e pequenas empresas”, pontua Gabriel.
 

Responsável pela execução do programa, a CEO do Impact Hub Brasília, Deise Nicoletto, explica que, embora o Descentraliza ainda esteja em andamento, as transformações nos negócios sociais atendidos pelo projeto já são visíveis. “Tem sido um processo de muito aprendizado e de intensa troca. Temos percebido que as iniciativas atendidas começaram a se reconhecer como negócios com grande potencial de impacto nas pessoas e comunidades onde estão inseridas. O que a gente espera é que esses negócios sociais consigam crescer e ter sustentabilidade”, afirma Deise.
 

Sobre o Descentraliza
 

Realizado pelo Instituto Sabin, em parceria com o Impact Hub Brasília, o “Descentraliza: Laboratório de Impacto da Periferia” teve seu edital lançado em novembro do ano passado, quando foram selecionadas 11 iniciativas para a primeira rodada de empreendedorismo, com duração de seis meses. O programa inclui mentorias e vivências práticas em grupos de trabalho com especialistas. Além disso, os contemplados poderão usufruir do espaço de coworking e da rede de impacto do Impact Brasília que conta também com eventos, networking e trocas de experiências.
 

O público alvo do projeto, que é totalmente gratuito, é formado por movimentos, coletivos, negócios, associações, empresas, cooperativas, fundações que geram impacto em Regiões Administrativas do Distrito Federal, como: Ceilândia, Estrutural, Gama, Itapoã, Jardins Mangueiral, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Luzia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho I e II, Sol Nascente e Varjão.

 

Instituto Sabin

Criado em 2005, o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Com sede em Brasília, a organização atua em 12 estados, além do DF, melhorando a qualidade de vida das comunidades onde a empresa está, fomentando a inovação social. A instituição está estruturada em três eixos estratégicos de atuação: promover saúde integral e bem-estar; fortalecer ecossistemas e organizações de impacto; e estimular o engajamento social e a filantropia.
 

Impact Hub Brasília
 

O Impact Hub Brasília faz parte de uma rede global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas que inspiram, conectam e escalam negócios de impacto. Conecta pessoas, marcas e empresas a causas de impacto que ajudam a transformar o Brasil e o mundo por meio de metodologias de inovação e desenvolvimento de negócios. Os espaços inovadores dos Impact Hubs dão suporte aos programas, ao ecossistema de impacto e geram conexões entre as pessoas, iniciativas e projetos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF Atualizado às 19h34 - Fonte: ClimaTempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. Máx. 26°

Seg 27°C 11°C
Ter 28°C 13°C
Qua 27°C 14°C
Qui 26°C 12°C
Sex 27°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes