Sábado, 27 de Novembro de 2021
21°

Trovoada e chuva

Brasília - DF

Economia Brasil

Ações da Petrobras sobem 6% após CNN noticiar que governo estuda privatização

De acordo com reportagem, ideia é fazer um projeto de lei que permita vender ações da companhia e tirar o controle do Estado

25/10/2021 às 22h58
Por: DILMAN LIMA
Compartilhe:
Ações da Petrobras sobem 6% após CNN noticiar que governo estuda privatização

As ações da Petrobras estiveram entre as maiores altas do dia na B3, a bolsa de valores brasileira, e encerraram o pregão com ganhos de mais de 6% depois de a CNN apurar que o governo tem em análise um plano para elaborar um projeto de lei que permita à União privatizar a companhia.

As informações foram levantadas pelas jornalistas da CNN Brasil Daniela Lima e Renata Agostini e divulgadas pelo canal na tarde desta segunda-feira (25).

As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) fecharam em alta de 6,84%, e as ordinárias (PETR3) subiram 6,13%.

Em um dia de forte desempenho, o Ibovespa teve valorização de 2,28%, e fechou aos 108.714 pontos.

De acordo com a reportagem, o presidente Jair Bolsonaro já discute com a cúpula do Congresso uma maneira de viabilizar a desestatização da petroleira, embora admita que seja um projeto de difícil implementação.

O plano em análise é elaborar um projeto de lei que permita à União começar a se desfazer das ações da companhia de forma a perder o controle.

O governo manteria, no entanto, a chamada “golden share”, que o permitiria vetar determinadas operações da companhia e ainda apontar o presidente da empresa.

Bolsonaro já havia dito pela manhã, em uma entrevista a uma rádio, que a privatização da Petrobras “entrou no radar” do governo.

“Isso entrou no nosso radar. Mas privatizar qualquer empresa não é como alguns pensam, que é pegar a empresa botar na prateleira e amanhã quem der mais leva embora. É uma complicação enorme”, disse o presidente.

Hoje, o governo federal tem o controle por meio de 50,5% das ações ordinárias, que são as ações com direito a voto.

Considerando o capital total da empresa (ações ordinárias e preferenciais), o grupo de controle é composto por ações do governo e do BNDES que juntos detém 36,75% dos papéis.

Aumento da gasolina

Também na manhã desta segunda-feira, a Petrobras divulgou um novo aumento na gasolina, depois de 17 dias sem reajuste: o preço médio de venda da gasolina A nas refinarias da companhia, para as distribuidoras, terá reajuste de 7%, passando de R$ 2,98 para R$ 3,19 por litro.

De acordo com especialistas, porém, mesmo com a nova alta o preço do combustível segue defasado em relação ao mercado internacional, quando considerados tanto os aumentos do barril do petróleo no mundo quanto a cotação do dólar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF Atualizado às 14h42 - Fonte: ClimaTempo
21°
Trovoada e chuva

Mín. 20° Máx. 28°

Dom 26°C 19°C
Seg 26°C 19°C
Ter 26°C 18°C
Qua 24°C 19°C
Qui 26°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes