Sábado, 31 de Julho de 2021 11:45
61 99660-9440
DISTRITO FEDERAL Política & Poder

Chefe da Floresta Nacional de Brasília é exonerado após denúncia de extração ilegal de madeira

Demissão de Edílson Gomes de Araújo foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (30). Caso foi revelado pela reportagem do Fantástico.

30/06/2021 08h12
149
Por: DILMAN LIMA
Chefe da Floresta Nacional de Brasília é exonerado após denúncia de extração ilegal de madeira

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) exonerou o chefe da Floresta Nacional de Brasília (Flona), Edílson Gomes de Araújo, após denúncia de extração ilegal de madeira na unidade de conservação. O caso foi revelado pelo Fantástico, neste domingo (27).

A exoneração de Edilson foi divulgada pelo ICMBio nesta terça-feira (29) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta (30).

O Fantástico flagrou carregamento que estaria sendo levado para uma madeireira particular instalada ao lado da Flona de Brasília.

Essa empresa fica entre Taguatinga e Brazlândia, em uma área de 9,3 mil hectares e que pertencia à Proflora, companhia de economia mista que plantava pínus e eucalipto para exploração de madeira na capital.

A madeireira está em processo de liquidação e tem direito a apresentar um plano de manejo para a retirada das árvores já plantadas e substituí-las por espécies nativas. Parte desse patrimônio é o que estava sendo extraído ilegalmente, segundo indica as investigações.

Empresa é suspeita de retirar madeira de forma ilegal da Floresta Nacional de Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

Empresa é suspeita de retirar madeira de forma ilegal da Floresta Nacional de Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

 

 

O ex-chefe da Flona é militar da reserva do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF). Em nota, a corporação informou que ele não está mais em serviço ativo desde que assumiu o cargo no ICBMbio.

Além disso, os bombeiros disseram que a carreira do militar foi "pautada na área de combate a incêndio e proteção ambiental, atuando por diversos anos no grupamento especializado".

 

Após a divulgação do caso, deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pediram abertura de inquérito policial contra a empresa flagrada retirando troncos da Floresta Nacional de Brasília. Além disso, os parlamentares também querem que os órgãos do Executivo sejam investigados.

Os distritais Fábio Felix (PSol) e Arlete Sampaio (PT) encaminharam, nesta terça-feira (29), uma queixa-crime à Delegacia de Combate a Ocupação do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema).

Felix disse que a denúncia "pode ser um grande esquema de desmatamento ilegal" e que a a necessidade de investigação "é urgente”. Para Arlete, é necessário fiscalização. "Não é possível que a gente assista à devastação da Flona", afirmou.

Brasília - DF
Atualizado às 11h34 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 12° Máx. 26°

22° Sensação
9 km/h Vento
53% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Segunda (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens