Sábado, 31 de Julho de 2021 11:26
61 99660-9440
Política Nova Via

Fraga, Eliana e Alírio podem montar uma nova via para disputar o Governo do Distrito Federal

Falando em Política

19/06/2021 09h41 Atualizada há 1 mês
180
Por: Samuel Barbosa Cruz Fonte: Conectado ao Poder
Fraga, Eliana e Alírio podem montar uma nova via para disputar o Governo do Distrito Federal

Fonte: Conectados ao Poder

Uma nova via começa a surgir rumo ao Palácio do Buriti. Essa semana o jornalista José Fernando Vilela, do Expressão Brasiliense, trouxe à tona um encontro entre Eliana Pedrosa, Alírio Neto e Lucas Kontoyanis. No cardápio, bastidores, eleição e um novo caminho, bem diferente de 2018, quando os melhores nomes ao GDF decidiram se duelar, parece que para 2022, haverá mais união.

Aguardado

Outro político que está sendo aguardado para sentar nesta mesa é o ex deputado federal Alberto Fraga. Fraga passa pelo luto de sua esposa, Mirta Brasil Fraga, vítima da Covid-19. Essa chapa pode se tornar a chapa Bolsonarista no DF e comporia com outros políticos da base do presidente Bolsonaro.

Dobrou a meta

Nos bastidores cresce a cada dia o trabalho de Lucas Kontoyanis. Em 2014 ele montou dois partidos e elegeu dois deputados distritais. Em 2018 repetiu o feito. Para 2022, os mais próximos acreditam que ele eleja 4 distritais.

Adiantado

Vários presidentes de partido estão dormindo no ponto. Alguns argumentam que vão aguardar o Congresso Nacional definir as regras paras as eleições de 2022, para depois, começar a pensar na montagem das suas nominatas. Não é o caso de Lucas, que já tem dois partidos com nominatas completas.

Cargo concorrido

A eleição para deputado federal em 2018 foi uma das mais fáceis das últimas eleições. Para 2022 o quadro deverá ser o oposto. Em 2018, a disputa se agravou aos cargos de governador e senador. A fragilidade do governo Rollemberg e as duas vagas para o senado foram os motivadores. Dessa forma o campo se abriu para federal.

Desafio de gigantes

Em 2022, as 8 cadeiras da Câmara Federal serão alvo de um desafio de gigantes. Teremos uma eleição com a maior quantidade de concorrentes bons de voto ou bons de bolso. O poder aquisitivo vai falar alto na disputa para a Câmara Federal.

Reprodução da internet.

Reconhecimento merecido

Ontem (18), foi empossado na Câmara Legislativa o deputado distrital Guarda Janio. Ele concorre a uma das cadeiras da CLDF desde 2002. Desde 2006 ele tem votos para ser eleito e fica sem mandato por conta da escolha partidária. Esteve entre os mais votados em 2006, 2010, 2014 e 2018.

Ceilandense

Precisou outro ceilandense ser eleito e passar o bastão para Guarda Janio, foi o que fez o Delegado Fernando Fernandes. A primeira suplente é a administradora de Arniqueira Telma Rufino, que abriu mão para que Janio assumisse.

Azedou

A relação entre Telma e Fernando azedou. Telma ficou vários meses na CLDF, quando Fernando assumiu a administração de Ceilândia, pela primeira vez. Nos bastidores é dado como certa a falta de confiança de Fernando em Telma, tanto que Fernando só aceitou retornar para a administração de Ceilândia se tivesse garantias de que Telma ficaria fora da CLDF.

Foto: César Rebouças

PSL-DF tem nova diretoria  

O novo presidente regional do PSL-DF é o advogado Manoel Arruda, que não é parente do ex-governador Arruda, pra ficar claro. Zenóbio Rocha é o novo secretário geral. O vice-presidente Nacional do PSL, Antônio de Rueda, o Ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres e o senador Flávio Bolsonaro marcaram presença no evento de posse da nova diretoria.

Articulador

Zénobio Rocha foi responsável pela montagem da legenda que garantiu ao PSC-DF, em 2018, a eleição de um deputado distrital, o deputado Iolando Almeida, que também prestigiou a posse da nova diretoria. Em 2022, Zénobio tentará repetir o feito e eleger um distrital, só que agora pelo PSL, partido que ele foi candidato a distrital em duas eleições.

Base de Ibaneis

A tendência é que o PSL apoie a reeleição do governador Ibaneis no DF. O evento foi prestigiado também por membros da oposição. O senador Izalci esteve presente e é um dos pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal em 2022. Izalci foi acompanhado do filho, Sérgio Izalci, que é pré-candidato a deputado federal.

Apoio Bolsonarista

O ex-secretário de Segurança Pública do DF, ministro Anderson Torres, se posicionava como pré-candidato a deputado federal pelo PSL. Após sua ascensão ao Ministério da Justiça e Segurança Pública pode manter a pré candidatura ou desistir, a pedido do presidente Bolsonaro e permanecer à frente do ministério.

Reprodução da internet.

PV x Cidadania

O deputado federal professor Israel não descarta trocar o PV pelo Cidadania nas eleições de 2022. O federal vai aguardar uma definição no Congresso Nacional em relação a legislação eleitoral. Caso ajam alterações que considere inviável permanecer no PV ele deve optar por trocar de sigla. A afirmação foi feita no último domingo (13), no Conectado ao Poder, da rádio Metrópoles.

Regufista

Questionado sobre alianças para as eleições de 2022. Israel deixou claro que se identifica com o projeto do Senador Reguffe. Elogiou o trabalho de Ibaneis, o esforço de Izalci e Leila, mas deve tomar partido pela candidatura de Reguffe, caso o senador concorra ao Palácio do Buriti.

Reprodução da internet.

Redução do Interstício

Ibaneis incumbiu o deputado distrital Subtenente Hermeto para ser o interlocutor entre o governo, a PM e a Câmara Legislativa em relação a redução do interstício. O compromisso é que haverá a redução no mês de agosto de 2021. Desde o início da pandemia que não ocorria a redução.

Cúpula da Segurança Pública

Hermeto se reuniu com o governador Ibaneis e os secretários de Segurança Pública Delegado Júlio Danilo e de Economia André Clemente que estudam um caminho viável para a redução do interstício.

Recurso garantido

O governo vai garantir que a redução do interstício seja custeada pelos recursos do Fundo Constitucional. A hipótese de se garantir os recursos por meio de emenda parlamentar, que seriam direcionadas por Hermeto e outros parlamentares foi descartada, tendo em vista que a redução do interstício acarreta no aumento dos recursos em todos os anos seguintes e os recursos de emenda resolveriam o problema apenas em 2021

 

Brasília - DF
Atualizado às 11h14 - Fonte: Climatempo
19°
Alguma nebulosidade

Mín. 12° Máx. 26°

19° Sensação
17 km/h Vento
60% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Segunda (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens