Sábado, 31 de Julho de 2021 13:29
61 99660-9440
Política Brasil

Eduardo Bolsonaro pede decreto contra “abusos” após Twitter desativar perfis “suspeitos”

.

15/06/2021 11h23
54
Por: DILMAN LIMA
Eduardo Bolsonaro pede decreto contra “abusos” após Twitter desativar perfis “suspeitos”

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi um dos diversos usuários do Twitter que reclamaram de uma perda significativa de seguidores na rede na segunda-feira (14). De acordo com o parlamentar, cerca de 15 mil contas teriam deixado de segui-lo.

Conforme o Twitter, milhares de perfis considerados suspeitos de impulsionar conteúdo artificialmente na rede social foram desabilitados. Ao reclamar da ação realizada pela rede social, Eduardo Bolsonaro sugeriu que o governo federal edite um decreto para “acabar com esses abusos”.

“A liberdade de expressão, assim como o direito de ir e vir, são sagrados e no Brasil só podem ser suprimidos por decisão judicial, após um devido processo legal, garantido o direito a ampla defesa e contraditório. Redução de liberdade sem esses requisitos é censura!”, afirmou o deputado.

Segundo o Twitter, os perfis suspeitos foram desativados temporariamente até que o usuário confirme detalhes como senha ou número de celular.

“Até que cumpram essa etapa de confirmação, as contas ficam temporariamente desabilitadas, com funcionalidades limitadas, e deixam de entrar no cálculo para contagem de seguidores”, diz o Twitter, em nota.

Os critérios para a desativação de perfis, conforme o Twitter, são atividades consideradas como “manipulação” pelos administradores da rede. Entre essas atividades estão gerar engajamento falso, “que tenta fazer com que contas ou conteúdo pareçam mais populares ou ativas do que de fato são”, e atividades coordenadas que tentam influenciar artificialmente as conversas. Contas que promovem “spam” com intuito comercial e disseminam notícias falsas também foram desativadas.

Além de Eduardo Bolsonaro, o ex-ministro Abraham Weintraub, o ex-assessor especial Filipe Martins e o ministro Onyx Lorenzoni, da Secretaria-Geral da Presidência também reclamaram de ter perdido seguidores na rede social.

Brasília - DF
Atualizado às 13h17 - Fonte: Climatempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 12° Máx. 26°

24° Sensação
13 km/h Vento
47% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Segunda (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens