Segunda, 17 de Maio de 2021 07:21
61 99660-9440
Saúde Política & Poder

Anvisa diz que pedido de estudo da vacina ButanVac está incompleto

Agência interrompeu análise da solicitação para início dos testes clínicos, que determinarão segurança e eficácia da vacina

28/04/2021 00h30
20
Por: DILMAN LIMA
Anvisa diz que pedido de estudo da vacina ButanVac está incompleto

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disse nesta terça-feira que enviou ofício ao Instituto Butantan com uma solicitação de informações e documentos que ainda não foram apresentados no pedido de autorização para realização de estudo clínico em humanos com a candidata à vacina contra covid-19 ButanVac.

Segundo a Anvisa, o pedido de autorização feito pelo Butantan e o protocolo do estudo clínico ainda estão incompletos e não atendem aos requisitos técnicos necessários para a agência autorizar pesquisas clínicas de vacinas em seres humanos.

A agência listou uma série de documentos e informações que faltam ser apresentadas pelo Butantan, e disse que o prazo de análise da Anvisa fica interrompido já que a agência depende das informações do Butantan para dar prosseguimento à análise técnica.

A ButanVac será totalmente produzida no país, sem necessidade de insumos importados – ao contrários das duas vacinas atualmente em uso no país, a CoronaVac e Oxford/AstraZeneca. Os estudos da vacina serão feitos com 1.800 voluntários nas Fases 1 e 2 e, na Fase 3, contarão com 9 mil pessoas.

Na semana passada, o presidente do Butantan, Dimas Covas, reviu sua estimativa para que a vacina esteja disponível para aplicação e estimou que o potencial imunizante poderá estar apto a um pedido de autorização emergencial junto à Anvisa em setembro.

Quando a ButanVac foi anunciada, no final de março, o presidente do Butantan afirmou que ela poderia estar disponível para aplicação na população em julho – prazo que foi visto com ceticismo por especialistas ouvidos pela Reuters na ocasião.

Brasília - DF
Atualizado às 07h14 - Fonte: Climatempo
13°
Alguma nebulosidade

Mín. 14° Máx. 27°

13° Sensação
4 km/h Vento
88% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Quarta (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens