Segunda, 19 de Abril de 2021 01:04
61 99660-9440
Saúde UPA

UPA de Brazlândia está com 52% das obras concluídas

Segundo o GDF a obra deve ser entregue ainda neste primeiro semestre

06/04/2021 11h28
147
Por: Samuel Barbosa Cruz Fonte: Notícias de Brazlândia
Foto: Davidyson Damasceno Iges-DF
Foto: Davidyson Damasceno Iges-DF

 

 Por: Samuel Barbosa 

A construção da Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) de Brazlândia está com 52% das obras concluídas. É o que mostra relatório apresentado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que prevê que a unidade entrará em funcionamento até julho de 2021. 

Segundo a Diretoria de Administração e Logística do Iges-DF, por causa da pandemia, houve atraso no pagamento à empreiteira contratada para fazer a obra. O Iges conseguiu quitar todos os débitos com a construtora que deverá retomar a obra. 

“Todos os pagamentos estão em dia”, garantiu o presidente do Iges, Gilberto Occhi. “As licitações para aquisição dos equipamentos que serão instalados nas novas unidades estão sendo finalizadas”. Segundo ele, o Iges-DF já estuda contratar os profissionais que irão trabalhar nas UPAs, o que pode começar a ocorrer a partir de maio. 

Inicialmente poderão ser convocados os profissionais aprovados em concurso realizado em maio. Outra alternativa é contratar profissionais como pessoa jurídica para reduzir os custos trabalhistas do instituto com as novas contratações. 

Ampliação do atendimento 

Com a UPA em funcionamento serão ampliados os atendimentos, principalmente em emergência. Assim a unidade atenderá 24hs os casos de urgência e emergência e o único hospital da cidade passará a atender os casos mais complexos que necessitem de internações prolongadas. 

A UPA terá seis leitos de observação, dois de emergência e um de isolamento. Com essa estrutura, cada unidade poderá atender 4,5 mil pessoas ao mês, ou seja, juntas realizarão mais de 31 mil atendimentos mensalmente.

As unidades terão área para classificação de risco e primeiro atendimento, mais consultórios, salas de urgência, de observação e de isolamento. Também haverá um espaço com nove poltronas para aplicação de medicação, reidratação e inalação. 

*Com informações do Iges-DF

 

Sobre o município
Brazlândia e suas riquezas naturais
Brasília - DF
Atualizado às 00h56 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 26°

19° Sensação
2 km/h Vento
94% Umidade do ar
80% (16mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.