Segunda, 19 de Abril de 2021 01:09
61 99660-9440
Saúde COVID-19

SES espera receber nesta semana novas doses da vacina contra covid-19

A Secretaria adota cautela na ampliação de grupos prioritários devido à dificuldade na obtenção do insumo

22/02/2021 09h02
58
Por: DILMAN LIMA
SES espera receber nesta semana novas doses da vacina contra covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou ao Jornal de Brasília que há uma expectativa de que até o final desta semana, ou seja, até o dia 26 de fevereiro, o Distrito Federal receba um novo lote de vacinas contra a covid-19. O órgão esclareceu, no entanto, que não há definição de quantas doses serão destinadas à cidade. A Secretaria esperava contar com 100 mil doses da CoronaVac, mas não sabe ao certo o quantitativo. Até a última sexta-feira, cinco capitais – Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) haviam paralisado a vacinação por falta do imunizante.

Com relação ampliação da campanha para novas faixas etárias, a Secretaria disse: “adotamos cautela na ampliação do grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 justamente por entender a dificuldade na obtenção de doses de vacina neste momento, e também a prioridade estratégica em se garantir a segunda dose de imunização contra a doença, o que já começou a ser feito no DF”. Até o dia 19, última sexta-feira, 19.525 pessoas já tomaram a segunda dose.

 

De acordo com dados da SES, o DF recebeu até agora, 204.060 doses de vacinas contra a covid, sendo 162. 560 da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantã e 41,5 mil da Covishield, da Universidade de Oxford. Como o imunizante da Coronavac tem intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose de 14 a 28 dias, metade do quantitativo recebido é reservado para a segunda aplicação. Já a vacina de Oxford possui intervalo maior, de 90 dias, motivo pelo qual o Ministério da Saúde recomenda que todas as doses da vacina sejam utilizadas. Mas a estratégia anunciada pela SES é ampliar os grupos conforme o recebimento de novas doses por parte do Ministério da Saúde, uma vez que a Secretaria não foi informada acerca do fabricante das vacinas que chegarão ao DF.

Professores

“Os professores serão incluídos na campanha de vacinação contra covid-19 após o término da imunização dos idosos e conforme recebimento de novas doses de vacina”, disse a Secretária em resposta à pergunta do Jornal de Brasília sobre os detalhes da vacinação dos professores.

Com a dificuldade cada vez maior de concluir a vacinação dos idosos devido a lentidão da distribuição de vacinas pelo Ministério da Saúde, o governador do DF, Ibaneis Rocha, disse, no dia 18 de fevereiro, que as aulas presenciais rede pública de ensino serão retomadas na cidade no dia próximo dia 08, mesmo sem a vacinação dos professores e demais trabalhadores das escolas.

Brasília - DF
Atualizado às 00h56 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 26°

19° Sensação
2 km/h Vento
94% Umidade do ar
80% (16mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.